sexta-feira, 22 de maio de 2009

John Nash

John Nash

Iniciando como colaborador do blog do meu grande amigo Eduardo Pinhata quero primeiramente desejar-lhe todas as minhas felicitações e meu agradecimento por ter convidado-me. E gostaria de desejar a mais próspera parceria e que não se limite a apenas ao blog. Agradeço à todos que nos lerem.
Bom, feita esta breve apresentação gostaria de falar de um personagem que me influenciou muito: John Nash.
Nascido em Bluefield, John Forbes Nash Jr já apresentava desde a infância toques de genialidade: enquanto fazia cálculos com seis dígitos, seus colegas utilizavam um ou dois. Nash sempre foi um rapaz retraído, preferia mais os livros do que pessoas. Formou-se em matemática pela Carnegie School, depois foi estudar em Princenton. John foi um aluno extremamente intrigante na faculdade, na verdade ele matava muitas aulas. Ficava andando de bicicleta numa trajetória na forma do símbolo infinito ∞ , enquanto assoviava "Bach Little Fugue".
Sua meta era a de conseguir atingir uma teoria absolutamente nova, uma idéia puramente original. Para tanto negou os conhecimentos regulares que lhe eram ensinados, recusou-se a ler trabalhos de outros matemáticos. Quando, depois de intenso esforço, publica seu trabalho genial. Ele tinha apenas 21 anos.
Infelizmente, John sofria de um problema chamado esquizofrenia. Sofria de ilusões e alucinações, que o fez fechar-se para o mundo, no que resultou num problema maior. Foi internado e hopitalizado em Trenton, onde os tratamentos médicos medievais eram utilizados.
Anos se passaram até que ele conseguisse superar essa doença e em 1994 ganhar o Prêmio Nobel de Economia pelo seu desenvolvimento na Teoria dos Jogos. Nash está casado com Alicia, que já foi sua aluna. Tem dois filhos, sendo que um deles é um brilhante matemático e também apresenta esquizofrenia.
É altamente recomendado que se assista "A Brilliant Mind" (Uma Mente Brilhante) de Ron Howard, estrelado por Russel Crowe. Um filme excelente que mostra a vida desse grande gênio. Em minha época de ensino médio meu professor de matemática, o grande Favaratti, indicou-me este filme. Depois dele nunca mais fui o mesmo.
Para quem se interessar mais, há um documentário no youtube retratando sua vida chamado "A Brilliant Madness". É muito bom também. Mas o áudio está em inglês.

Vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios