terça-feira, 15 de setembro de 2009

Zeebo - o videogame brasileiro.


Vendo uma reportagem do uol games, me deparei com algo interessante: a linha do tempo dos video games (Reportagem aqui!) e achei muito interessante encontrando muito mais plataformas do que eu imaginei que existissem. Comecei pelo atari e fui vendo a história ja imaginando que no fim poderiam ter 2 opções: Ou o playstation 3 que foi o último console lançado, ou algum videogame novo que estaria inaugurando uma quarta geração de videogames. Para minha surpresa o que eu encontrei não foi nenhuma dessas coisas. Nem o playstation 3, nem um videogame da quarta geração. O que encontrei foi o Zeebo, o novo videogame da tectoy totalmente brasileiro.

Criado para combater a pirataria no Brasil, o Zeebo traz algumas peculiaridades. A mais relevante é que ele não utiliza CDs, DVDs nem fitas. Os jogos são baixados pela rede sem fio ZeeboNet 3G e os jogos são armazenados no próprio console.

Quanto a não ser um videogame de quarta geração é porque seus jogos são muito parecidos com jogos da primeira geração. Considerando que a cada geração de videogames os gráficos e qualidade de jogos iam melhorando, isso não enquadra o Zeebo em uma quarta geração.
A falta da qualidade gráfica do Zeebo em relação aos videogames que circulam hoje no mercado pode ser percebida pela sua memória. Com um HD de 1Giga para guardar todos os seus jogos(que pesam aproximadamente 2Mb) em comparação aos jogos de mais de 5 gigas(cada jogo) das novas gerações. Essa relação poderia ser relativamente desconsiderada afinal temos o exemplo do Wii da Nintendo onde os jogos não tem tanta qualidade gráfica, entretanto, vendem mais do que o Xbox 360 e Playstation 3 juntos, porém seu custo benefício não compensa.

Eu vejo como uma boa tentativa de trazer para o mercado algo nacional, entretanto sua qualidade em comparação com seu preço fazem um videogame internacional de empresas como Sony, Microsoft, Nintendo, ser muito mais em conta. O Zeebo, infelismente, tem grandes chances de ser um fracasso.

Apesar de todo esse pessimismo o Brasil é um país que tem potencial para um dia desenvolver uma potente plataforma que quem sabe poderá competir com as plataformas que estarão no mercado.

Aqui vai um vídeo de Need for Speed Carbon para Zeebo





Para saber mais sobre o Zeebo visite o site oficial.

Pinhata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios