Sobre o código de ética das Engenharias
Por: Eduardo Pinhata
Um engenheiro como todo bom profissional não pode simplesmente, após ter se formado, sair pela cidade oferecendo seus serviços sem qualquer preocupação em como tratar seus clientes e a qualidade do serviço que ele prestará. Para isso em 1971 foi criado o Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro-Agrônomo que estipula algumas regras para que haja uma boa conduta ao se exercer o cargo de engenheiro, como respeitar os clientes e honrar a própria engenharia. Mas algumas pessoas podem se perguntar: Essas regras de ética foram criadas em 1971, será que após tantos anos após a sua criação, essas condutas não estão ultrapassadas? Para responder esta pergunta veremos um pouco da história da engenharia e de onde ela surgiu.
A engenharia (do latim ingeniu, faculdade inventiva, talento) é a arte de conjugar os conhecimentos de uma determinada área e produzir novas habilidades ou/e transformar a natureza. Desde muito tempo atrás o homem já criava objetos que o auxiliava em suas tarefas diárias. As primeiras ferramentas surgiram há aproximadamente 1,75 milhões de anos e a partir daí o homem foi evoluindo e com experiências obtidas foi construindo ferramentas melhores e mais precisas. Com o passar do tempo, essa habilidade de criar e transformar foi considerada uma profissão que hoje é chamada de engenharia.
Toda essa história serve de base para a conclusão de que apesar de o código de ética ter sido escrito há quase 40 anos, ele foi escrito baseado em experiência de profissionais que vem acumulando conhecimentos de mais de 1,75 milhões de anos. O que são 40 anos em relação a todos esses anos de experiência? Todos os pontos do código de ética buscam o melhor para os clientes e para a engenharia, uma responsabilidade que o engenheiro assume por ter direito de ser chamado de engenharia. Quem sabe daqui a uns 1,75 milhões de anos no futuro, o pensamento das pessoas seja diferente e um novo código de ética adaptado seja necessário. Por enquanto este código atende bem a boa conduta dos profissionais dessa área.